Marcos Mion usa a própria vida como inspiração ao estrelar primeiro filme: 'entrada do Fagundes me valida como ator'
10/01/2025
Longa-metragem 'MMA - Meu Melhor Amigo' aborda a trama de um lutador que tem a vida transformada após descobrir que é pai de um garoto autista. Marcos Mion concedeu entrevista ao g1 horas antes da pré-estreia de 'MMA' em Salvador
Ailma Teixeira/g1
Bem-sucedido como apresentador de TV, Marcos Mion decidiu se aventurar em outro tipo de tela: o cinema. Ele é a estrela principal de "MMA - Meu Melhor Amigo", filme dirigido por José Alvarenga Jr, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 16.
Na quinta-feira (9), o artista particiou de uma pré-estreia para convidados em um shopping de Salvador. Horas antes, recebeu o g1 para uma entrevista sobre o longa-metragem e suas inspirações.
O apresentador idealizou, supervisionou o roteiro e produziu o filme sobre Max Machadada, um lutador de MMA em fim de carreira, que busca se redimir em uma luta quase impossível de vencer, ao mesmo tempo em que descobre ser pai de Bruno (Guilherme Tavares), um garoto autista, de 8 anos. O veterano Antônio Fagundes dá vida ao ex-lutador de boxe Fred Fontana, pai de Max.
"A entrada do [Antônio Fagundes] valida o filme, me valida como ator. Eu não atuo pra câmera há muito tempo e tenho total consciência disso", pontuou Mion.
Marcos Mion exalta colaboração de Antônio Fagundes e Andreia Horta em seu primeiro filme
As coincidências com a vida do próprio Mion não são aleatórias:
o filho mais velho dele, Romeo, é autista, o que o levou a se engajar na causa;
além disso, o apresentador é fã da série de filmes "Rocky", protagonizada por um lutador de boxe interpretado pelo astro estadunidense Sylvester Stallone.
"Eu tinha esse sonho de fazer um filme há muito tempo e fui guardando dentro de mim os elementos que eu gostaria [de abordar]", começou Mion, ressaltando como é desafiador trabalhar com cinema no Brasil, dadas as dificuldades de fomento.
"Obviamente, desde que eu descobri e entendi o propósito que Deus me deu em relação ao autismo, esse sempre foi um ponto passivo em tudo que eu faço. Eu incluo o autismo em absolutamente tudo. (...) Aí tinha que ser um filme de luta e Rocky Balboa pra mim é a bíblia".
Junto a essa inspiração, o roteiro de Paulo Cursino mostra como a vida de Max é transformada através da paternidade. Nas palavras de Mion, "é basicamente o que todo homem deveria sentir".
Apesar dessas similaridades, o artista ressalta que se dedicou de forma intensa para que o público reconheça suas qualidades como ator em cena, e não veja apenas uma extensão do apresentador que ocupa as tardes de sábado na tela da TV Globo.
"Eu não queria que esse fosse um filme do apresentador Marcos Mion. Um dos objetivos principais é que as pessoas sentem lá e não enxerguem o Mionzeira do Caldeirola, mas que elas embarquem na vida do Max Machadada".
LEIA MAIS:
Após Fernanda Torres vencer Globo de Ouro, governador da Bahia promete levar 'Ainda Estou Aqui' para escolas estaduais
Comédia romântica inspirada em Sidney Magal e Magali faz acreditar em amor à 1ª vista: 'Pedi em casamento quando a encontrei'
Antes desse longa, Mion trabalhou como dublador e atuou em séries de TV anos atrás. Mas ele sempre teve como carreira principal o papel de apresentador.
Para "recuperar a forma" como intérprete, ele contou com apoio de atores renomados, a exemplo Fagundes e de Andreia Horta, que dá vida a Laís, cuidadora do pequeno Bruno e interesse amoroso do protagonista. Com o apoio desses artistas, Mion não pretende parar por aí — o plano dele é fazer outros filmes.
Preparação física intensa
Antônio Fagundes e Marcos Mion nos bastidores de 'MMA - Meu Melhor Amigo'
Gabriel Mucci/Divulgação
Embora acumule anos de dedicação ao fisiculturismo, Mion define a preparação para viver Max Machadada como "insanidade". Ele explica que a dificuldade foi retirar a gordura, pois já possuía a muscularidade necessária.
"Essa foi a experiência mais intensa da minha vida. Foi a maior dificuldade do filme, na verdade, porque eu queria fazer direito, eu queria honrar o Sylvester Stallone, eu queria honrar o Rocky Balboa".
O custo disso foi algumas privações durante as ceias de Natal e Réveillon no final de 202 — ele começou a se preparar para o trabalho cerca de três meses antes das filmagens. Mas o apresentador garante que o resultado valeu o esforço, pois ele atingiu o físico esperado.
"MMA - Meu Melhor Amigo" é produzido pela Formata Produções e Conteúdo, com coprodução da Star Original Productions e Globo Filmes. Mion assina ainda como produtor associado.
Marcos Mion fez preparação intensa para viver Max Machadada nos cinemas
Ailma Teixeira/g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻